RUMAOPALCO
Plataforma Informativa de Espetáculos Inclusivos de Dança e Teatro
Sobre
A Associação de Dança de Leiria desenvolve performances de dança Inclusiva desde 2014 integradas nas atividades da escola e na comunidade. Desenvolve projetos educativos de inclusão social e profissional através das artes, a crianças, jovens e adultos com diversidade / deficiência, no âmbito do Projeto SOMA, que conta com o apoio do Município de Leiria. O sucesso e os resultados obtidos com este publico específico, são a motivação para continuar melhorando, acrescentando e chegando a mais publico. Em 2020 elevou o desafio a outro nível, com o apoio do BPI Capacitar ‘Fundação La Caixa’ nasceu a CORPO – Companhia de Dança, com o objetivo de criar oportunidades artísticas profissionais e formação de bailarinos com e sem deficiência na área da dança contemporânea, promovendo a inclusão pela arte.
CORPO – COMPANHIA DE DANÇA é uma companhia profissional de Dança Contemporânea que integra bailarinos com e sem diversidade/deficiência, desenvolvendo trabalhos coreográficos em criações próprias, apresentando-as em palco e partilhando, desta forma o seu trabalho, em itinerância, com a comunidade. Este grupo de trabalho pretende oferecer oportunidades artísticas profissionais e promove a formação de bailarinos, abrindo portas à criatividade artística sem barreiras. Durante o primeiro ano contou com a coordenação artística e pedagógica de Rute Vitorino e Sofia Ferreira, coordenação técnica de Luís Sousa, o acompanhamento da Dança Movimento Terapeuta, Diana Mota, o apoio do coreógrafo Bruno Rodrigues e consultadoria da CiM – Companhia de Dança em parceria com a Associação Vo’Arte.
Estreou a sua primeira produção “EQUINOSSO, Fragmentos poéticos” com a Direção artística e coreográfica de Bruno Rodrigues da CIM, no dia 21 de abril no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria.
A Companhia pretende ser um espaço de criação e oportunidades profissionais para bailarinos. Pretende ainda despertar consciências, levar a dança contemporânea a todos e através da arte alertar para os valores humanos.