top of page

Sobre

O Grupo de Teatro Terapêutico (GTT), do Hospital Júlio de Matos, actual Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), desenvolve uma atividade de teatro específica na abordagem à doença mental, pois "obriga", promove, nos atores e demais participantes, a disciplina e regras do teatro, assim como, simultaneamente, aplica as regras terapêuticas.

​

O GTT surge em 1968 de um encontro entre técnicos de saúde mental do Hospital e doentes do Pavilhão de Homens, que resolveram levar avante uma experiência de teatro, possivelmente ocasional, mas que se mantém em funcionamento desde então, através do ator, encenador e dramaturgo João Silva, um dos fundadores do grupo, depois projeto.

​

Os elencos são constituídos por atores com a experiência da doença mental e, quando necessário e adequado, por outros sem tal experiência, que podem ser profissionais de teatro, técnicos de saúde, estudantes ou voluntários de áreas diversas.

​

A aproximação, diversidade, tem sido benéfica para uns e consolidante para outros. Cada peça de teatro é trabalhada no GTT em criatividade e idêntico profissionalismo como as demais apresentadas por uma outra companhia, mesmo profissional, mas nunca se descurando o lado terapêutico.

​

O projeto GTT, pioneiro, é simultaneamente uma terapia e uma libertação pela Arte, o teatro.

transferirggg.jpg
limiar.jpg
31c9ec_21404413296e475ab967e03303c93f54_mv2.jpg

Contacto

Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa

Grupo de Teatro Terapêutico

Avenida do Brasil 53 Lisboa Portugal 1749-002

21 791 70 00 – Ext. 1220

bottom of page